Sebrae Roraima lança Trilha do Conhecimento para Contadores | ASN Roraima

Compartilhe:

Programação inclui workshops, palestras e networking para aprimorar os serviços dos profissionais contábeis de Roraima. Primeira atividade envolveu a criação de um modelo de negócios.

Na noite de quinta-feira (2), o Sebrae Roraima, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RR), deu início à Trilha do Conhecimento voltada para contadores. Na primeira atividade, os participantes do workshop aprenderam a desenvolver e moldar um plano de negócios por meio da metodologia Business Model Canvas. Além do aprendizado, o conjunto de atividades previsto na trilha envolve momentos de networking, palestras e outras ações com o objetivo de atualizar e aprimorar os serviços oferecidos pelos profissionais participantes e suas empresas.

O diretor técnico do Sebrae Roraima, Francisco Doan Rabelo, explicou a importância de levar essa atividade aos contadores do estado.

Essa parceria tem um propósito. Através dessa Trilha de Conhecimento, com palestras, informações estratégicas, vamos levar ao CRC a importância que isso tem para pequenas e microempresas, visto que a contabilidade, dentro do processo de gestão de um pequeno negócio, é de fundamental importância, explicou o diretor.

Diretor Técnico do Sebrae Roraima, Doan Rabelo.

Jouber Costa, presidente do CRC-RR, reforçou os benefícios do trabalho em conjunto com o Sebrae Roraima.

Essa parceria do Sebrae com o CRC é primordial para o aprimoramento de técnicas para o contador. A gente vai trabalhar em conjunto para desenvolver as áreas social, de redes, consultoria personalizada. Além disso, eles poderão desenvolver a área pessoal. É uma parceria fundamental, disse Jouber.

Presidente do CRC-RR, Jouber Costa.

A contadora Helen Cristina, participante das atividades da trilha, expressou suas expectativas sobre o conjunto de atividades propostas. Recentemente reposicionada no mercado contábil, Helen vê a trilha como uma oportunidade de retomar a prática profissional.

“Apesar de ser formada há mais de dez anos, eu voltei recentemente para a atividade contábil. A minha expectativa é muito boa porque vou ter oportunidade de entrar em contato novamente com a prática, com a parte técnica e também o networking. Essa vai ser uma grande oportunidade pra sair daqui totalmente transformada”, disse Helen.

Participante da atividade, a contadora Helen Cristina.

Eudiane Corrêa, também contadora, compartilhou sua percepção sobre a Trilha.

“Além de ser algo novo pra gente, acredito que é uma necessidade da maioria, de estar aqui engajando conhecimento, trocando experiências. É uma atividade que tem muito a somar e eu acredito que vou aprender muito”, disse Eudiane.

A contadora Eudiane Corrêa, também participante da atividade.

Trilha do Conhecimento Sebrae

As Trilhas do Conhecimento foram criadas para atender as necessidades que os empreendedores vinculados aos conselhos que representam classes profissionais. A partir do diagnóstico, é elaborado um pacote de atividades com o objetivo de desenvolver habilidades, atitudes e ampliar conhecimentos para este atendido pelo Sebrae. Karen Telles, gerente da Unidade de Gestão de Projetos Especiais do Sebrae Roraima, deu mais detalhes sobre o projeto.

A Trilha do Conhecimento, é um produto que o Sebrae Roraima está colocando à disposição das entidades que representam classes profissionais, compostas por empresas e microempreendedores individuais (quando seus conselhos de classe assim permitirem). As trilhas são compostas um pacote de workshops, oficinas e atividades que gerem impacto positivo nos negócios. Essas ações são definidas a partir de um levantamento de necessidades. Para cada Conselho Profissional pode ser preparada uma trilha diferente, disse Karen

Karen Telles, gerente da Unidade de Gestão de Projetos Especiais do Sebrae Roraima.

Na Trilha do Conhecimento Sebrae Roraima para contadores, estão previstas mais de dez atividades que serão realizadas ao longo do ano. A última atividade da trilha está prevista para 8 de outubro.

Metodologia Business Model Canvas

A atividade desta quinta-feira foi ministrada pela analista do Sebrae Roraima, Graciela Missio, e tem por objetivo ensinar os participantes como criar um modelo de negócios. O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos, são eles:

  1. Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes.
  2. Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa.
  3. Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço.
  4. Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente.
  5. Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor.
  6. Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave.
  7. Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa.
  8. Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
  9. Estrutura de custos: são os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.

As ideias representadas nos nove blocos formam a conceitualização do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.

Fonte: Notícias/Imagens Agência de da Agência Sebrae de Notícias – SEBRAE/RR – Lei a notícia completa aqui Clique Aqui!