PUBLICIDADE

Rotas de Integração Sul-Americana deve abrir portas para desenvolvimento econômico em Roraima

Ministra do Planejamento esteve nesta quinta-feira (4) em Boa Vista para debater projeto de rota entre Roraima e Guiana
Foto: Redação

Compartilhe:

Da: Redação

Na tarde desta quinta-feira (4), o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, promoveu plenária para discutir o projeto as Rotas de Integração Sul-Americana em Boa Vista. O destaque do evento foi a apresentação da Rota Ilha das Guianas, que tem foco nos Estados do Norte, entre eles, Roraima, que fica na fronteira com a Guiana. A rota entre os países abre portas comerciais para vários outros da América do Sul.

A plenária que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, contou com a presença da ministra Simone Tebet, juntamente a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves. Também participaram o governador de Roraima Antonio Denarium (PP), o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), o presidente do MDB-RR, Romero Jucá, lideranças regionais da indústria e do comércio, além de Rodger King, cônsul-geral da Guiana no Brasil.

A ministra Simone Tebet, explicou como os Estados amazônicos, com ênfase em Roraima, serão beneficiados pela Rota das Ilha das Guianas. Conforme informação ministerial, são 10 obras em Roraima, incluídas no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), entre infraestrutura de transportes, energética e digital.

Durante discurso, Tebet destacou o peso do agronegócio no Brasil.  “Nos últimos anos estamos vendo um crescimento do país graças ao agronegócio. E o agronegócio está no Centro-Oeste, no Norte e no Sul do país. Este crescimento torna realidade o mapa das rotas de integração com os países da América do Sul, que também abrem caminhos de exportação via o Pacífico, que tendem a encurtar as distâncias e reduzir o custo do transporte de mercadorias para a Ásia e outros mercados”, explicou a ministra.

No evento a ministra Simone Tebet detalhou também os investimentos que estão sendo realizados no estado por meio Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, como a construção do Linhão de Tucuruí e a recuperação da BR-174.

O governador Antonio Denarium, apresentou os números que representam o desenvolvimento de Roraima nos últimos cinco anos, com ações que, segundo ele, estão atraindo novos investimentos, gerando renda e mais oportunidades para à população.

“Com tudo que está sendo feito e mais esse importante projeto vamos ampliar o comércio com outros países, fazendo de Roraima, a melhor logística para exportações do Brasil”, disse Denarium.

As rotas para a Integração Sul-Americana foram desenhadas pelo MPO após determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e são fruto de uma escuta ativa aos11 Estados brasileiros que fazem fronteira com a América do Sul.