PUBLICIDADE

Relacionamento com a mídia é tema de treinamento interno | ASN Roraima

Compartilhe:

A proposta é unificar o discurso emitido a sociedade e sensibilizar a importância dos colaboradores como porta-vozes da instituição.

Para alinhar a mensagem que o Sebrae/RR passa à sociedade por meio dos meios de comunicação, um curso de Media Training, que nada mais é do que um treinamento voltado a como se portar diante da mídia, foi realizado nos dias 11 e 12 de dezembro. O objetivo foi desmistificar o medo da imprensa e preparar os colaboradores para serem para serem parte da mensagem que o Sebrae/RR emite a sociedade.

Karen Telles e Bibiana Uchôa da UMC (Unidade de Marketing e Comunicação), instruíram os participantes sobre postura, técnicas básicas para entrevistados, veículos de comunicação e domínio dos assuntos pertinentes ao trabalho realizado pelo Sebrae/RR e o trato junto aos meios de comunicação.

“As técnicas que vamos trabalhar vão ajudar em reuniões, entrevistas, formalizar parcerias e negócios. O foco principalmente é o domínio das informações, pois também são porta-vozes” salientou Bibiana.

A timidez é uma grande dificuldade da maioria das pessoas, mas com muita técnica e treinamento é possível contornar esse problema. Durante os dois dias de curso, os colaboradores se despiram desses medos e foram incentivados a ultrapassarem seus limites em busca de resultados positivos.

“Até a forma como somos criados faz com que a gente crie esse sentimento de que as vulnerabilidades podem surgir conforme falo e me porto. Entender como fazer esse percurso, até onde podemos ir, e superar as nossas dificuldades e medos nos torna mais preparados para responder as situações, mas principalmente como não responder” ressaltou Telles.

Em Roraima, o Sebrae está em um patamar bem visível, e a sociedade tem buscado respostas e referência quando o assunto é empreendedorismo, por isso, preparar os colaboradores para responder esse público por meio da comunicação é essencial para o desenvolvimento do trabalho realizado. Há 30 anos na instituição, Rosilene Moura, conta que esse foi o curso mais diferente que ela já fez.

“Precisamos estar sempre atualizados de todas as ações que o Sebrae/RR realiza, preparação e planejamento são essenciais para manter a tranquilidade e agir de forma natural e assim transmitir informações de qualidade e representar bem a nossa instituição” explicou Rosilene sobre o aprendizado.

Esta é a segunda turma realizada este ano, a primeira ocorreu em fevereiro. O Media Training aborda assuntos como entonação da voz, ritmo, comunicação corporal, improvisação e técnicas de respostas. A forma didática e leve que as facilitadoras abordaram as temáticas com os participantes, foi elogiada por Luiama Azevedo.

“O curso me ajudou a desenvolver essas habilidades, por meio de atividades práticas e um exercício de simulação. O que foi ótimo, pois minha maior dificuldade ao conceder entrevistas é o nervosismo e os brancos que dão de vez em quando. Aprendi a importância de estar preparada para perguntas difíceis ou polêmicas. Nesses casos, é importante manter a calma, responder com clareza e objetividade” pontuou Luiama.

Ainda entre as orientações repassadas, estão a responsabilidade de ser a “cara do Sebrae” e fonte de informação. O treinamento abriu os olhos do quanto é crucial conhecer a instituição que representa e o trabalho que é feito nela como um todo, e não só no que se atua. Essa postura contribui para que quando houver a necessidade de construir um discurso para contornar assuntos mais sensíveis, seja realizado mais facilmente.

Dicas como assistir as entrevistas e avaliar os pontos negativos e positivos encontrados nela. Além de evitar termos técnicos e jargões muito específicos da área também foram apresentadas.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!