PROTEÇÃO INFANTIL: Delegado da Polícia Civil de Pacaraima ministra palestra no Projeto Mosaico

Foto: SECOM/RORAIMA

Compartilhe:

Da: SECOM/RORAIMA

Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes, o delegado titular da Delegacia da Polícia Civil em Pacaraima, Valdir Tomasi Rosa, ministrou uma palestra no “Projeto Mosaico”, realizado nesta quinta-feira, dia 15, no Fórum Humberto Tele Machado de Souza, na Comarca de Pacaraima.

O Projeto Mosaico, focado no fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes, teve como público-alvo membros do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Cras, Creas, Cmdca, Caps, diretores de escolas, professores, secretarias municipais, e membros da sociedade civil.

Durante o evento, o delegado abordou o tema “Atuação da Polícia Civil na Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes: Avanços e Desafios para Garantir a Proteção Integral”. Em sua apresentação, ele destacou a criação do espaço “kids” na Unidade Policial de Pacaraima, mencionou as prisões e inquéritos policiais instaurados na delegacia para a apuração de crimes sexuais, e ressaltou a participação dos policiais civis nas comunidades indígenas como uma forma de prevenção de novos crimes. Ele também discutiu o depoimento especial como prova antecipada, medidas protetivas de urgência para crianças e adolescentes, entre outros temas.

O evento contou ainda com palestras de diversas autoridades, incluindo o promotor de Justiça da Comarca de Pacaraima, conselheiros tutelares, diretores e coordenadores de órgãos de proteção à criança e ao adolescente, bem como representantes da Polícia Militar.

“Foi de suma importância palestrar neste evento, pois pude apresentar a outros órgãos as ações da Delegacia de Pacaraima, como prisões, inquéritos, medidas protetivas, a criação do espaço kids na unidade policial, a participação da Polícia Civil nas comunidades indígenas, a atividade de depoimentos especiais, entre outros temas que fortaleceram a colaboração entre as forças na defesa das crianças e dos adolescentes”, destacou o delegado.