Promovido pela DPE-RR, casamento coletivo bate recorde com união de 252 casais

Evento ocorreu no Parque do Rio Branco, em Boa Vista
Foto: ASCOM DPE-RR

Compartilhe:

Da: ASCOM DPE-RR

Se casamento em dia chuvoso é um bom sinal, os 252 casais que oficializaram a união nesta sexta-feira (10), durante a segunda edição do Casamento Coletivo “Enfim, Casados!” vivenciaram um momento de muita alegria e emoção.

   

O evento realizado às margens do maior rio do Estado, no Parque do Rio Branco, foi realizado pela Defensoria Pública de Roraima, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e os Cartórios Daniel Aquino e Loureiro.

Para o subdefensor-geral Natanael Ferreira, a realização desta segunda edição em Boa Vista, com número recorde de casais participantes, é motivo de orgulho e demonstra o quanto a população acredita no trabalho da instituição. “Tivemos a primeira edição no ano passado, com 203 casais. Hoje já são 252 casais, batendo o novo recorde. Esse feito só é possível graças aos parceiros que acreditam no projeto. Ver este espaço tão bonito e as pessoas felizes e realizadas nos motiva a atender cada vez mais casais, para que mais pessoas realizem o sonho de se casar”.

A felicidade e o entusiasmo dos noivos eram notáveis antes da cerimônia. “É uma oportunidade única. Estamos aqui agora, prestes já a casar, faltando poucos minutos”, expressou Thalia Veloso Paixão, cabeleireira de 27 anos, enquanto seu noivo Igor Matheus Fernandes, autônomo da mesma idade, acrescentou: “Estamos muito felizes, realizando um sonho que carregamos desde a infância”.

Já Isaura Tomás, recepcionista de 30 anos, compartilhou sua jornada ao lado de Julião de Souza, 28 anos, desde que se conheceram “na vida de jovens, na noite”, como ela descreveu. “Desde então, foi amor à primeira vista. Estamos juntos há oito anos, temos um bebezinho de sete anos. Eu sempre quis casar, e agora ele está mais empolgado do que nunca”, revelou Isaura, enquanto Julião enfatizou: “É uma realização, um sonho que se torna realidade hoje”.

A defensora pública Elceni Diogo, coordenadora do projeto “Enfim, Casados!”, também comemorou o aumento na adesão de casais em relação ao ano anterior, e pontuou o sucesso do evento a cada cerimônia. “A Prefeitura Municipal de Boa Vista preparou uma estrutura impecável para o evento, enquanto os cartórios do primeiro e segundo ofício estiveram presentes desde cedo para auxiliar nos trâmites legais. A Vara da Justiça Itinerante também tem um papel fundamental, e a Defensoria Pública se empenhou ao máximo para garantir o sucesso do evento. Além disso, São Pedro colaborou, e deu uma trégua na chuva, o que possibilitou a realização das cerimônias sem contratempos”, comemorou.

Para a juíza titular da Vara da Justiça Itinerante, Graciete Sotto Mayor, além de realizar sonhos, o casamento coletivo tem uma relevância social: “É uma grande declaração de amor, uma oficialização de algo que já existe. A formalização dessa união representa a garantia de direitos e o início de uma nova fase na vida desses casais”.

O prefeito de Boa Vista, Artur Henrique, ressaltou a importância da parceria entre a prefeitura e a Defensoria Pública para garantir uma cerimônia digna e emocionante para os casais. “É uma honra participar desse momento especial para todas essas famílias. Estamos abençoando a vida desses casais e fortalecendo os laços familiares em nossa comunidade”.

O tabelião Josiel Loureiro, do Cartório do 1º Oficio de Boa Vista, disse que é uma honra poder fazer parte da história desses casais, e compartilhou um relato emocionante: “Hoje mesmo a gente casou um casal que estava internado no HGR, e a mãezinha da noiva, disse: ‘olha, o senhor que me casou em 2017, em  um casamento coletivo’. Olha a alegria, ter a honra de poder casar a mãe, depois de poder casar a filha, de fazer parte da história das famílias dessa cidade linda, que só cresce.

 

Enfim, Casados!

 

Desde o lançamento do projeto “Enfim, Casados!” pela Defensoria Pública de Roraima, 572 casais já disseram sim em cerimônias realizadas em diferentes municípios do estado. Em 2023, o projeto promoveu quatro cerimônias: em maio, 50 casais se uniram no município de Rorainópolis; em junho, 203 casais disseram sim em Boa Vista; em agosto, foi a vez de 121 casais celebrarem o amor em São João da Baliza; e em dezembro, 198 casais de estrangeiros oficializaram o Amor Sem Fronteiras.

A iniciativa é uma forma de promover cidadania a casais que enfrentam dificuldades financeiras para oficializar sua união civil. Ao oferecer cerimônias de casamento coletivo de forma gratuita, o projeto garante o acesso ao reconhecimento legal de sua união, além de fortalecer laços com a comunidade e promover valores de união familiar e inclusão.