PUBLICIDADE

MEETUP GUIANA-CHINA: Empresários batem papo sobre comercio exterior | ASN Roraima

Compartilhe:

Em um ambiente descontraído, nesta quarta-feira (6), no Galpão 95, empresários de Roraima conversaram sobre as possibilidades de negócios no exterior, especificamente Guiana e China, países alvo das últimas missões internacionais realizadas pelo Sebrae/RR recentemente.

O MeetUp Guiana-China, nada mais é que um espaço para conversa, trocas e networking, direcionado a apresentar aos empreendedores que tem interesse na área, as possibilidades, vivências e desafios pela visão dos participantes que tiveram essa vivência fora do país. O público pôde interagir e fazer perguntas.

“Essa nova metodologia que o Sebrae adotou com os empresários que participaram das missões promovidas pela instituição, para que possam trazer as suas percepções, análises e também perspectivas de negócios. Esse evento mostra o que são as missões para outros empresários interessados, na palavra daqueles que vivenciaram e isso produz oportunidade. Já estamos alinhando novas missões para 2024” salientou o diretor superintendente Emerson Baú.

Lucas Alves soube do MeetUp pelas redes sociais, e decidiu conhecer um pouco mais do mercado internacional, este ano, ele abriu uma empresa de marketing e tem buscado ambientes que o impulsionem.

“Sabemos que é um processo difícil e doloroso, há vários desafios e isso as vezes desmotiva. Mas nesse evento tive a oportunidade de conhecer pessoas que passaram por experiências fora do país e abriu a minha mente. Foi uma satisfação participar e absorver tudo isso”, disse Lucas.

Entre os empresários que compartilharam suas histórias, Ikaro Bezerra, da empresa UP LINK, parabenizou a instituição pela iniciativa de fomentar nos empresários e promover um ambiente seguro para explorarem o mercado fora do Brasil.

“O Sebrae foi parceiro com os empresários. Pra gente que tem a vida corrida, estar tudo organizado, passagem, cronograma, estadia, isso já é o primeiro grande passo. Já tem também até tradutores, pra não chegar lá despreparados. Apesar de ser desafiador sair e ir até a China, foi tranquilo porque fui com o Sebrae. E estar aqui, compartilhando essas informações é muito gratificante contribuir para fomentar o nosso estado e movimentar a economia”, contou Ikaro.

Enquanto a China os empresários foram explorar as novas tecnologias, possibilidades de negócios e trazer novidades para implementar em Roraima, o grupo da Guiana conseguiu ver de perto os desafios logísticos, questões jurídicas e políticas e o que o país vizinho espera dos negócios brasileiros para serem implementados lá.

“Percebemos um mercado grande a ser explorado em todos os segmentos. A Guiana não é para amadores, traz oportunidade, sede de fazer negócios, embora chame atenção, é preciso saber que não é tão fácil no primeiro momento. O Sebrae nos proporcionou a oportunidade de conhecer a logística, fui a Guiana, há 10 anos, mas percebo que muita coisa mudou. Roraima tem um mercado a desbravar”,compartilhou José Belido, empresário da Agrororaima Contábil.

Eduardo Oestreicher, coordenador de negócios internacionais da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e presidente da Câmara Brasil-Venezuela, enfatizou a importância de momentos como esse em Roraima e para o desenvolvimento regional.

“Em 39 anos de comércio exterior, é motivador e emocionante quando vemos grupos de empresários de faixa etárias variadas, com esse interesse de adentrar o comércio exterior, percebendo que Roraima pela posição geográfica de é um mercado que vem a adicionar. E também é interessante perceber o Sebrae voltando com as suas ferramentas e trabalho para o mercado internacional” ressaltou Oestreicher.

Na ocasião, foram apresentados insights, dificuldades e potencialidades dos locais, além da experiência imersiva promovida pela instituição.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!