PUBLICIDADE

Janeiro Branco: MPRR realiza projeto para abordar a saúde mental com profissionais de saúde

Foto: ASCOM - MPRR

Compartilhe:

Da: ASCOM - MPRR

Em alusão ao mês de conscientização da saúde mental e emocional, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) deu início ao projeto “Janeiro Branco e a saúde mental de quem cuida”.

A ação, coordenada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, visa alertar os profissionais que atuam nas unidades hospitalares de Boa Vista sobre os cuidados com a saúde mental, a fim de prevenir doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

As atividades iniciaram na última sexta-feira, 26 de janeiro, com a visita ao Hospital Geral de Roraima e continuaram nesta segunda-feira, 29 de janeiro, desta vez, no Hospital da Criança Santo Antônio.

Uma comitiva do MPRR e a enfermeira especialista em saúde mental, Andreia Nicoletti, passaram pelos blocos das unidades de saúde para conversar com os profissionais, transmitir uma mensagem motivacional e levar música e descontração aos profissionais e pacientes.

De acordo com o Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Igor Naves, a intenção é fazer uma reflexão sobre a importância de não negligenciar a saúde mental.

Os profissionais da área saúde têm carga de trabalho grande e a nossa intenção é trazer um despertar sobre a atenção com a saúde mental, sobre a busca pela qualidade de vida e a procura de ajuda também, quando necessário. A nossa missão é trazer um pouco de alegria e acolhimento para aqueles que se dedicam a cuidar de todos nós”, ressaltou o Promotor de Justiça.

Raylane Santiago, psicóloga do Hospital Geral de Roraima, afirma que o tema precisa ser abordado junto aos profissionais da área.

A iniciativa é relevante porque oportuniza momentos de leveza e alegria aos servidores da unidade, além de disseminar a questão da importância do cuidado com a saúde mental, que é essencial dentro das demandas que são atendidas no HGR, muitas vezes complexas e delicadas. Por isso, essa ação é essencial porque faz com que a gente pare um pouco e reflita sobre o autocuidado”, ressaltou a psicóloga.

próxima unidade a receber a visita da equipe do MPRR será o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.