PUBLICIDADE

Escola Judicial Eleitoral de Roraima dá início às ações de Projeto em parceria com a Assembleia Legislativa de Roraima

Projeto fomenta a participação ativa de jovens entre 15 e 17 anos na educação cívica e na vida política do país
Foto: ASCOM/TRE-RR

Compartilhe:

Da: ASCOM/TRE-RR

De 20 março a 04 de abril, alunos de 11 escolas da capital e do interior participarão de palestras com o tema “Meu Primeiro Voto” e receberão treinamento para atuar como mesários nas eleições do projeto Parlamento Jovem de 2024.

O projeto vem sendo executado pelo TRE-RR, em parceria com a Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima e a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED-RR).

A expectativa para a edição deste ano está dobrada com relação à 2023, com previsão de participação de 4.609 estudantes, sendo a maioria, 3.115, da capital, incluindo a zona rural de Boa Vista.

Palestras “Meu Primeiro Voto”

O objetivo do “Meu Primeiro Voto” é promover a conscientização e a preparação dos jovens eleitores para exercerem seu direito ao voto de forma consciente e responsável, além de mostrar a importância do voto e os princípios fundamentais da democracia.

“Em 2024, tivemos a inclusão de inúmeras escolas, do interior e indígenas, o que aumenta bastante todo o trabalho que a gente precisa fazer. A quantidade de alunos a serem alcançados é bem maior, portanto, um desafio bem grande. Estamos apresentando as nossas ações de cidadania para difundir entre os jovens a importância do exercício da própria cidadania. A gente diferencia para eles a questão do alistamento eleitoral, do exercício do direito do voto, a qualidade de cidadão que eles recebem no momento em que participam da decisão política do país. De certa forma, o Parlamento Jovem está interiorizando isso nos próprios alunos”, disse Ana Paula Joaquim, Coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral de Roraima.

As palestras e treinamentos são realizadas pelos servidores Ana Paula Joaquim, Adnan Youssef, Ianh Coutinho, Leise Novo, Leonice Pinto, Sheila Matos, André Xavier, Fábio Leite, Angelo Molina, Narla Santana, Nasser Hamid e Alessandro Lima.

Treinamento de Mesários

Os mesários são responsáveis por garantir a lisura e a legalidade do pleito, além de auxiliar os eleitores no momento de votação. Portanto, é fundamental que eles estejam bem orientados e capacitados para desempenhar suas tarefas com eficiência e segurança.

Os alunos selecionados para atuarem como mesários recebem orientações de como garantir a segurança do processo eleitoral, desde a identificação correta dos eleitores até o armazenamento seguro das mídias de votação. A organização do local de votação também foi abordada, incluindo o controle do fluxo de eleitores e a distribuição das seções eleitorais.

Os principais benefícios apresentados no processo de treinamento de mesários, são:

  1. Eficiência e transparência, que permite o atendimento de forma ágil, cumprindo as normas eleitorais adequadamente. Isso resulta em uma eleição transparente e confiável.
  2. Promove o envolvimento dos estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar. Essa participação ativa no processo eleitoral fortalece a estimula o exercício da cidadania.

Etapas do PJR 2024

A campanha para as eleições do Parlamento Jovem de 2024 já está a todo vapor nas escolas participantes. As eleições serão realizadas no dia 5 de abril, seguidas da posse e diplomação dos jovens parlamentares em maio. As sessões do PJR terão início em junho e se estenderão até dezembro.

Relação das escolas participantes:

BOA VISTA

Colégio Estadual Militarizado Professor Carlos Casadio (Vespertino)

Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto (Matutino e vespertino)

Escola Estadual Lobo D’Almada (Matutino e vespertino)

Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos (Matutino e vespertino)

Escola Estadual Gonçalves Dias (Matutino e vespertino)

CANTÁ

Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa (Vespertino)

Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante (Vespertino)

ALTO ALEGRE

Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira (Vespertino)

MUCAJAÍ

Escola Estadual Padre José Monticone (Matutino e vespertino)

RORAINÓPOLIS

Escola Estadual José de Alencar (Matutino e vespertino)

CARACARAÍ

Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra (Matutino e vespertino)

Interesse

Todos os anos, o TSE reforça a comunicação com o público jovem. Nas Eleições de 2022, essa parcela do eleitorado foi uma das que mais cresceu, mostrando o interesse da juventude de participar efetivamente do fortalecimento da democracia.

Conforme as estatísticas eleitorais, nos três primeiros meses de 2024, mais de 609 mil jovens entre 15 e 18 anos solicitaram a primeira via do título de eleitor. “É um eleitorado maior que o eleitorado de vários estados do Brasil. É um contingente importantíssimo de eleitores que se junta aos mais de 153 milhões de eleitores brasileiros. Esperamos que passe de 1 milhão brevemente”, ressaltou Moraes.

A parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral e a Assembleia Legislativa por meio do programa “Parlamento Jovem” reforça o compromisso com a educação cívica e a participação ativa dos jovens na vida política do país. Essa iniciativa promove a inclusão e a conscientização, preparando os estudantes para se tornarem líderes comprometidos com o bem-estar coletivo e com a construção de um futuro mais justo e democrático.