Em três meses, Patrulha da Chuva retirou 480 mil toneladas de lixo de canais, valas, praias e rios em Boa Vista

Compartilhe:

Patrulha da Chuva é uma ação de limpeza preventiva feita nas ruas de Boa Vista antes do período chuvoso. Para minimizar os impactos das chuvas, as equipes intensificam a remoção de resíduos também nos canais de escoamento, valas de igarapés, praias e margens de rios. Somente entre janeiro e março deste ano, foram retiradas cerca de 480 mil toneladas de lixo desses locais.

Além disso, desde novembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Conservação Pública implementou outra iniciativa para combater o descarte irregular de lixo: a instalação de placas de alerta em pontos críticos.

“Até o momento, 126 placas foram instaladas em 15 áreas, contribuindo para a redução do descarte irregular e evitando a remoção de cerca de 50 toneladas de resíduos nesses locais. A ação tem se mostrado eficaz, promovendo uma conscientização significativa da população”, disse o secretário Daniel Lima.

Cronograma do Patrulha da Chuva

Para a execução dos serviços, a secretaria segue um cronograma semanal de limpeza. A remoção de resíduos em canais de escoamento e valas ocorre de segunda a sexta-feira, retirando mato, garrafas PET, sacolas plásticas, latas e até móveis velhos.

A limpeza das praias é feita às segundas, terças e sextas-feiras, enquanto a coleta fluvial percorre às margens dos rios Branco e Cauamé de segunda a sexta-feira. Nesses locais são removidos garrafas PET e de vidro, latas de alumínio, sacolas plásticas e outros resíduos.

Nesta semana, a equipe do Patrulha da Chuva fez a limpeza do canal de escoamento próximo à rua José Francisco, que conecta os bairros Asa Branca e Jóquei Clube. Além da remoção dos resíduos, foram instaladas 10 placas de alerta para sensibilizar a população e evitar o descarte do lixo.