PUBLICIDADE

Comissão vai convidar órgãos fiscalizadores para discutir andamento de obras após não obter respostas ‘satisfatórias’ de secretário

Encontro deve ocorrer em 11 de abril, às 11h30, na sala de reuniões do Plenário
Foto: Ascom/ALERR

Compartilhe:

Da: Ascom/ALERR

Depois de obter respostas consideradas não satisfatórias sobre o andamento de obras em hospitais públicos de Roraima, principalmente nos localizados no interior do Estado, a Comissão de Viação, Transportes e Obras da Assembleia Legislativa (ALE-RR) solicitou uma reunião para 11 de abril com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Ministério Público de Contas (MPC), Ministério Público Estadual (MPRR) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O encontro desta quinta-feira (4) foi presidido pelo titular da comissão, deputado Renato Silva (Podemos), acompanhado dos parlamentares Joilma Teodora (Podemos) e Neto Loureiro (PMB).

Em junho de 2023, em uma reunião, a comissão pediu esclarecimentos a representantes da Sesau e da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) sobre o andamento das obras e recebeu a resposta de que, em julho daquele ano, o hospital da cidade de Bonfim, a 124 quilômetros de Boa Vista, seria entregue à população, o que não ocorreu.

O secretário adjunto de Infraestrutura, Emerson de Paula, afirmou nesta quarta-feira não ter informações sobre as obras do hospital de Mucajaí, a 55 quilômetros de Boa Vista, alegando que a responsabilidade de execução e fiscalização passou a ser da Secretaria de Saúde.

Questionado pelo presidente da comissão sobre o Hospital Délio Tupinambá, em Pacaraima, o secretário adjunto respondeu que há vários impasses que deixaram o processo moroso, como a demora em desocupar o prédio para início da reforma e ampliação, a rescisão contratual da empresa de forma unilateral e as adaptações no processo para seguir a Nova Lei de Licitações.

“Desde outubro do ano passado, tivemos que fazer ajustes nos processos licitatórios com base na nova lei, que é muito complexa e exigiu toda a mudança desses documentos, novos requisitos. Agora, vamos concluir para encaminhar para a Secretaria de Licitação”, disse de Paula.

A expectativa é que até julho deste ano seja lançado novo processo licitatório para a contratação de empresa para obras na unidade de Pacaraima, levando em consideração as ressalvas em razão do período eleitoral e a suspensão de convênios com bancos federais.

De acordo com o deputado Renato Silva, as respostas do secretário não foram satisfatórias, por isso a necessidade de agendar uma nova reunião para 11 de abril, às 11h30, na sala do Plenário Noêmia Bastos Amazonas, desta vez com a participação do MPC, MPRR e TCE-RR, além de representantes da Sesau.

“Na reunião do dia 11, passaremos para outro nível. Ano passado, acompanhamos as obras dos hospitais, entregamos a unidade hospitalar de Iracema, mas ficou de ser entregue a de Bonfim, que até hoje não foi inaugurada. As obras do hospital de Pacaraima estão paradas e as do de Mucajaí nem sequer começaram”, destacou Renato Silva.

Emerson de Paula se comprometeu a apresentar respostas mais concretas.

“Por estarmos em ano ‘político’, existem várias restrições à apresentação de projetos seis meses antes do período eleitoral. Vamos verificar junto ao governo qual decisão tomar”, assegurou o secretário adjunto.