Com campanha Abril Laranja e programa Bem-Estar Animal, ALE-RR promove castrações gratuitas e conscientização sobre adoção responsável

Compartilhe:

O conhecimento sobre saúde e bem-estar dos animais cresce em todo o mundo e muito disso se deve às campanhas promovidas por instituições públicas e privadas. Uma delas é o Abril Laranja, realizada no Estado por meio de lei criada e aprovada na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Incluída no calendário oficial de eventos do Estado, a campanha foca na promoção de campanhas preventivas de combate à crueldade a animais. Para tanto, a norma prevê o estabelecimento de diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos e instituições privadas.

De forma mais efetiva, a Casa Legislativa inaugurou este ano o programa especial e permanente denominado “Bem-Estar Animal”, presidido pelo deputado Marcinho Belota (PRTB). Grande defensor da causa, ele contou que o programa busca criar políticas para a saúde animal, sendo que atualmente o projeto já operacionaliza uma importante ação de controle populacional animal: a castração gratuita de cães e gatos.

Porém, os benefícios não se resumem a isso. A castração animal contribui para a longevidade e qualidade de vida dos animais, pois diminui o risco de doenças como tumores mamários, infecções uterinas e câncer de próstata. Também ajuda a reduzir comportamentos agressivos, marcação de território e fugas em busca de parceiros, o que torna os animais mais sociáveis.

E no programa, tudo foi pensado nos mínimos detalhes para garantir a saúde dos pets que são submetidos à castração, conforme relatou Belota.

Além da castração em si, é feita gratuitamente pelo programa a microchipagem do animal, que conta com um QR Code vinculado aos dados do tutor. Esse recurso facilita a identificação do pet em caso de perda ou abandono, o que permite que ele seja rapidamente devolvido ao dono. Além disso, a microchipagem contribui para a segurança dos animais e reduz o número de pets sem lar.

Sobre o Abril Laranja, Belota enfatizou que campanhas são fundamentais para conscientizar a população, pois por meio delas houve uma evolução no pensamento social sobre a saúde dos animais.

A sociedade evoluiu e é essencial que as pessoas compreendam que práticas como manter um animal preso o dia todo já não são aceitáveis. Antes, os pets eram vistos apenas como vigias das casas, mas hoje fazem parte das famílias. Por isso, a campanha deste mês é fundamental para reforçar essa mudança de percepção, e o programa especial da Assembleia Legislativa contribuirá para conscientizar ainda mais a população”, afirmou.

Adoção responsável

O Abril Laranja também incentiva a adoção responsável, como a feita pela jornalista Gabriela Garcia. Ao realizar atividade física em uma praça pública de Boa Vista, ela conheceu a cadelinha Kiara, ainda muito pequena, na rua. Há três meses convivendo com o pet, Gabriela informou os cuidados que teve ao adotar o filhote.

Não se trata apenas de resgatar um bichinho, mas também de garantir que ele tenha uma vida digna, levando-o ao veterinário, comprando remédios e vacinas. Além disso, é essencial entender que ter um pet não é apenas uma questão de luxo ou beleza, mas sim de assumir a responsabilidade por um companheiro que fará parte da sua vida. Dessa forma, todos saem ganhando”, esclareceu Gabriela.

O veterinário do programa da ALE-RR, Thiago Monteiro, abordou sobre os cuidados com a saúde do animal para garantir mais qualidade de vida dos pets. A vacinação, segundo ele, é essencial para reduzir o risco de doenças e evitar gastos desnecessários com internações. “A vacina também ajuda na questão do seu bolso, prevenindo doenças que podem levar a internações”, destacou.

Além da imunização, o especialista ressaltou outras medidas, a exemplo da vermifugação e da alimentação adequada. Por isso, a recomendação é investir em uma ração de qualidade, que atenda às necessidades nutricionais do animal. “Com esses cuidados básicos, os tutores garantem não apenas o bem-estar do pet, mas também evitam complicações futuras”, concluiu Monteiro.

Como castrar seu pet pelo programa da ALE-RR

Os tutores que desejam castrar seus pets pelo programa de Bem-Estar Animal da Casa Legislativa devem comparecer ao prédio da instituição, localizado na Avenida Mário Homem de Melo, nº 191, bairro Centro, munidos de RG, CPF e comprovante de residência. Inicialmente, é realizado um cadastro, e, posteriormente, o tutor será chamado para agendar o procedimento.

Neste primeiro momento, não é necessário levar o animal. A castração será marcada dentro da disponibilidade do programa, com o intuito de garantir um atendimento organizado e acessível para a população.