A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) deu mais um passo na ampliação e melhoria do atendimento à população do Cantá, com a inauguração, nesta sexta-feira (4), do prédio da Central de Atendimento e Peticionamento Inicial (CAPI) no município.
A nova CAPI será um ponto de apoio essencial para aqueles que necessitam de serviços jurídicos gratuitos, expandindo as possibilidades de atendimento.
O defensor público-geral, Oleno Matos, destacou a importância da nova unidade e como ela pode ser uma porta de entrada para que mais serviços sejam ofertados de forma menos burocrática para os moradores da região.
“Esse aqui é o pontapé inicial para que a gente possa atender o anseio da população, que é a criação da comarca no Cantá. A Defensoria Pública chega primeiro e a seguir, se Deus quiser, nós vamos trabalhar muito para que venha o Tribunal de Justiça e o Ministério Público”, disse.
Antes da inauguração da CAPI, a Defensoria do Cantá operava em dois pequenos ambientes na rodoviária do município. Contudo, o espaço limitado já não conseguia atender adequadamente à quantidade de pessoas que buscavam apoio jurídico.
O novo prédio segue todas as normas de acessibilidade, proporcionando um ambiente confortável e seguro para todos. Construída em um terreno de 1.150 metros quadrados, a obra teve um investimento de mais de R$ 390 mil.
“Quero agradecer imensamente o defensor-geral, Oleno Matos, que é um parceiro que teve visão e está aqui hoje. E agradecer também a defensora Lenir Rodrigues que tornou esse nosso sonho realidade, melhorando assim a qualidade de vida das famílias do nosso município”, disse o prefeito do município, André Castro.
O evento também contou com a presença do governador do estado, Antonio Denarium, do vice-governador, Edilson Damião, do vice-prefeito de Cantá, Ronald Brasil, da deputada estadual Aurelina Medeiros, do deputado estadual Rarison Barbosa, da delegada-geral da Polícia Civil, Darlinda Moura e do vereador de Cantá, Parima Veras.
Os moradores do município que estiverem interessados em receber atendimento podem comparecer na unidade que fica localizada na Rua Sebastião Oliveira Barbosa, Lote 07, próxima ao terminal rodoviário, em frente ao prédio do Conselho Tutelar. O horário de funcionamento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e pontos facultativos.
CAPI: A Central de Atendimento e Peticionamento Inicial (CAPI) é a porta de entrada da Defensoria Pública para quem busca apoio jurídico. Responsável pelo primeiro contato com os assistidos, a unidade presta serviços essenciais como orientação jurídica, triagem dos casos, coleta de documentos e elaboração de petições iniciais para o ingresso de ações judiciais.