Boa Vista amplia acesso à saúde com atendimentos híbridos no Centro de Teleassistência

Compartilhe:

Chegar mais rápido ao diagnóstico certo, com qualidade e sem precisar sair da cidade. Esse é o objetivo do Centro de Teleassistência Dra. Erika Priscilla Nascimento Vasconcelos, que oferece um serviço híbrido de saúde especializada com acolhimento presencial e consultas online com médicos do Hospital Albert Einstein. Desde a inauguração, em fevereiro de 2024, a unidade já atendeu mais de 1.030 pacientes.

O atendimento começa nas unidades básicas de saúde (UBS), onde os casos são avaliados e, sendo necessário, o paciente é encaminhado ao Centro de Teleassistência. Lá, ele é acolhido pelo médico generalista, que ouve, examina e monta o histórico completo. Após isso, é marcada a consulta virtual.

 

Atualmente, o Hospital Albert Einstein disponibiliza nove especialidades para atendimento virtual: cardiologia, endocrinologia (adulto e pediátrica), gastrenterologia (adulto e pediátrica), infectologia, neurologia (adulto e pediátrica), pediatria, pneumologia, psiquiatria (adulto e pediátrica) e reumatologia.

Em sua primeira consulta híbrida, Francisco Laerte de Oliveira, 75 anos, foi atendido por um médico cardiologista. Hipertenso há anos, ele procurou a UBS do bairro onde mora após sentir dores no peito e recebeu o encaminhamento ao Centro de Teleassistência. De lá ele saiu com todas as solicitações de exames e receitas médicas.

“Sou ex-fumante há 25 anos e casos na família de problemas cardíacos. Quando comecei a sentir as dores, já sabia o que deveria fazer. Fui bem atendido pelos médicos do centro e gostei muito desse tipo de consulta”, disse.

Todos os pacientes são acompanhados pelos médicos generalistas do Centro de Teleassistência, responsáveis por qualquer decisão que precise ser tomada durante o fechamento do diagnóstico. O médico Rogério Assunção foi quem acolheu e acompanhou seu Francisco e seguirá com ele até a alta.

“Depois que ele fizer os exames que solicitei, sugeridos no parecer do cardiologista do Albert Einstein, seu Francisco retorna para uma próxima consulta. Uma vez que o paciente se encontra estável, sendo feita a otimização dos medicamentos e o fechamento do diagnóstico, ele é encaminhado novamente à Atenção Básica, para a finalização do tratamento”, explicou.

Tecnologia aliada à Saúde

O formato de atendimento híbrido pode ser visto com certa resistência para alguns pacientes, principalmente idosos. Contudo, Rogério ressaltou que a unidade vem transformando vidas, inclusive a dele enquanto profissional.

“Eu aprendo muito aqui, mas para os pacientes é ainda mais fantástico. Eles são atendidos por profissionais de excelência, de um hospital renomado mundialmente. E se, durante a consulta, o especialista avaliar a necessidade de uma interconsulta com outra especialidade, a solicitação é feita no mesmo dia”, apontou o médico.

TELEMEDICINA – Antes da inauguração do Centro de Teleassistência, a prefeitura já ofertava atendimentos virtuais com especialistas por meio do projeto Telemedicina, implantando em maio de 2021 na UBS Pricumã. Em dois anos de funcionamento, foram atendidos 1.548 pacientes.