A partir de 26 de maio de 2025, as empresas brasileiras precisarão se adequar à atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passa a incluir a avaliação e gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Essa mudança, prevista na Portaria MTE nº 1.419/2024, visa proteger a saúde mental dos trabalhadores e promover ambientes de trabalho mais saudáveis.
Em Roraima, há sete meses, a psicóloga e mestre em Educação Agrícola, Marisol Vincensi Massaroli, vem realizando um trabalho de orientação sobre o tema, que vem gerado dúvidas nos empresários locais. “Isso está deixando todo mundo com dúvidas, inclusive as empresas de segurança do trabalho, mas é importante saber que essa norma é obrigatória, e é importante realizar um diagnóstico antes de implementar ela para entender como está funcionando cada setor”, afirma a especialista.
Segundo Marisol, para se adequar à NR-1 atualizada, é importante que as empresas faça uma análise das situações de trabalho que possam gerar riscos para a saúde mental dos trabalhadores, e com isso criar e executar planos de ação para mitigar esses riscos e atualizar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para incluir a avaliação e gestão de riscos psicossociais. Além disso, as empresas devem garantir que os trabalhadores tenham acesso a informações, suporte e capacitação sobre saúde mental no trabalho e avaliar continuamente a eficácia das medidas de prevenção e correção.
Para a psicóloga Marisol Vincensi Massaroli, neste primeiro momento, essa mudança pode ser interpretada de forma negativa pelos empresários, mas é importante ressaltar os benefícios a médio e longo prazo. “A principal mudança é que a equipe estará mais engajada e comprometida. Se a empresa estiver trabalhando a saúde mental dessa equipe, trazendo ações que gerem uma melhor comunicação e autoconhecimento, terá funcionários mais felizes, com mais bem-estar e mais produtividade. Isso resultará em mais lucro”, destaca.
O prazo para adequação às novas exigências da NR-1 é até 25 de maio de 2025. Após essa data, a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) poderá identificar o descumprimento das novas regras, com a possibilidade de aplicação de multas.
A atualização da NR-1 é uma oportunidade para as empresas promoverem ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos. É fundamental que os empresários fiquem atentos ao prazo máximo de validação da norma e implementem medidas eficazes para prevenir os riscos psicossociais e proteger a saúde mental dos trabalhadores.