O estudante Vittor Miguel Lima Trindade, do ensino médio da Escola Estadual de Tempo Integral América Sarmento Ribeiro foi selecionado para representar Roraima no Programa Jovens Embaixadores 2025. Ele fará parte do grupo de 27 estudantes brasileiros que irá passar duas semanas nos Estados Unidos fazendo intercâmbio cultural e participando de reuniões com autoridades e visita à Casa Branca.
O evento do anúncio oficial do Jovem Embaixador ocorrerá nesta terça-feira, 5, às 17h na Escola Estadual de Tempo Integral América Sarmento Ribeiro, no bairro Pintolândia.
Em Roraima, o programa Jovens Embaixadores é coordenado pelo Departamento de Políticas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação e Desporto. Conforme a coordenadora estadual do Programa, Maria Nilda Araújo Lima, 45 estudantes se inscreveram nesta edição e Vittor Miguel foi o selecionado.
“O programa envolve várias etapas eliminatórias: o aluno preenche um questionário inicial e se aprovado, inscreve-se no programa, apresentando um projeto social desenvolvido na escola por pelo menos três meses. Após essa fase, ele realiza uma avaliação online em inglês, corrigida por uma banca de professores da rede pública, e, se aprovado, passa por uma entrevista final com a embaixada dos EUA”, disse a coordenadora.
O estudante participou pela primeira vez da seleção do programa. “Minhas primeiras impressões sobre o programa foram de total descrença em relação às fases subsequentes. Consciente da dificuldade da concorrência, não achei que seria capaz de chegar ao final do programa. Estou extremamente feliz por ter alcançado esse patamar e por poder representar o Estado em um programa tão importante”, comentou Vittor.
Um dos requisitos para participar do programa é que o aluno esteja envolvido com trabalhos sociais. Vittor Miguel participa ativamente do projeto “Conviver” que faz reaproveitamento de materiais recicláveis, como pneus, madeira, plástico, através da construção de um jardim sustentável.
“O trabalho desenvolvido até agora teve como resultado a aquisição de conhecimentos voltados para a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e além disso, o engajamento para a execução da prática do projeto”, disse o embaixador.
Jovens Embaixadores
O programa Jovens Embaixadores é destinado aos estudantes de 15 a 17 anos com bom desempenho escolar, que falam inglês, pertencentes à camada socioeconômica menos favorecida e que têm perfil de liderança. O custo da viagem é arcado pela Embaixada dos EUA.
Os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo norte-americano, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais. Além disso, participarão de atividades de voluntariado e, farão apresentações sobre o Brasil. No final da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de voluntariado para ser implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.