SETEMBRO AMARELO: Palestra sobre saúde mental para estudantes encerra programação promovida pela Sesau

Foto: SECOM/RORAIMA

Compartilhe:

Da: SECOM/RORAIMA

A programação em Roraima alusiva ao Setembro Amarelo, campanha que tem como finalidade a promoção da importância da saúde mental, foi encerrada na tarde desta quinta-feira, 26, com a realização de palestra para estudantes da Escola Estadual São José.

Realizada pelo setor de Psiquiatria e Psicologia da Policlínica Coronel Mota, a atividade foi inteiramente voltada para os estudantes que cursam o 8° e 9° ano do ensino fundamental.

De acordo com a responsável pelo setor, Suely Melo, a escolha do ambiente estudantil se deu principalmente pelo grande número de casos de depressão em jovens de 15 a 22 anos de idade.

“Nós estamos falando sobre o autocuidado com a saúde mental, os sinais que podem ser evitados e ajudar uma pessoa que pensa no autoextermínio a não fazer isso. Sabemos que a faixa etária, a maioria é adolescentes, por isso escolhemos a escola”, explicou.

Estudantes e servidores aprovam a iniciativa

Entre os estudantes que acompanharam a palestra estava Camilly Vitória Silva, de 15 anos. Ela parabenizou a iniciativa, reforçando que não via o mesmo cuidado em sua antiga escola.

“Minha antiga escola não tinha tanto esse cuidado como aqui. Muitas vezes os alunos estão passando por dificuldades em casa que não podem contar, porque às vezes a nossa casa não é um lugar de tanta confiança. Na escola quando vocês têm essa iniciativa de trazer [a palestra é importante], porque às vezes tem alguém que precisa ouvir e entender que ela não está só”, destacou.

Para o diretor da unidade de ensino, Odimar Ferreira, as palestras que abordam sobre a valorização da vida são necessárias, principalmente no ambiente escolar.

“O Setembro Amarelo trata muito da valorização da vida, e nessa idade é necessário que as pessoas tenham esse conhecimento, essa vivência, para poder amadurecer mais e evitar maiores problemas, maiores consequências nas suas vidas”, salientou.

É importante reforçar que mesmo com o fim da programação, o assunto deve ser debatido durante o ano inteiro.

“Vale ressaltar e relembrar que os cuidados, as orientações, tudo que nós ensinamos para vocês durante todo o mês de Setembro, que ele não seja avaliado e executado somente no mês de setembro. O ideal é cuidar da saúde mental durante o ano todo”, acrescentou Suely.