Crianças e pré-adolescentes atendidos pelo Teamarr visitam Bosque dos Papagaios em Boa Vista

Ação faz parte de uma série de atividades voltadas ao desenvolvimento da interação social entre crianças e adolescentes atípicos do Centro de Acolhimento da ALE-RR
Foto: Ascom/ALERR

Compartilhe:

Da: Ascom/ALERR

Uma turma de crianças e pré-adolescentes atendidos pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), tiveram um momento lúdico no Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, na tarde desta terça-feira (27) em Roraima, como parte das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais da instituição.

O passeio pelo bosque rendeu sorrisos, troca de conhecimento, uma alegria contagiante e muita diversão para os pequenos e aos pais que os acompanharam. Aves como araras e papagaios, mamíferos e até jabutis encantaram a quem esteve por lá.

Conforme a psicóloga do Teamarr que faz parte do projeto, Diana Xaud, a iniciativa ocorre pensando na socialização das crianças, em oportunizar um momento divertido e de conhecimento, bem como de trabalhar os sentidos e em proporcionar o desenvolvimento de habilidades sociais, tão importante para pessoas autistas.

“As turmas são divididas por idades e por habilidades também. E as atividades são pensadas realmente no desenvolvimento de habilidades de interação social, de comunicação, de expressão de sentimentos”, informou Diana, acrescentando que ocorrerão outros passeios para as demais crianças e adolescentes atendidos pelo Teamarr.

A dona de casa Noreyk Nunes é mãe do Carlos Henrique, de 7 anos, que tem como consequência do autismo a hipersensibilidade aos sons. Ela estava acompanhando o filho, que disse gostar bastante do passeio, e notou uma rápida adaptação dele no ambiente. Atendido há três meses no Teamarr, o menino já mostra desenvolvimento social.

“Para nós é gratificante participar deste momento. Vejo ele surpreso e envolvido com a natureza, então é uma terapia tanto para ele quanto para mim. Só tenho a agradecer ao Teamarr porque meu filho está se desenvolvendo muito bem”, disse a dona de casa, que também tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como os outros três filhos dela.

Quem acompanhou a turma no passeio foi o médico-veterinário do parque ecológico, Rodrigo Oliveira. Ele ressaltou que o principal objetivo do lugar é propiciar educação ambiental para que as pessoas possam entender o motivo de os animais estarem no bosque e conscientizar sobre a proteção desses bichos.

“A equipe mantém essa fauna com alimentação, com acompanhamento médico-veterinário e com tratamento ao longo do dia, todos os dias, bem como abre esse espaço para que as pessoas comecem a entender sobre o processo de conscientização ambiental”, explicou, reforçando que toda visitação é bem-vinda.

Grupo de Habilidades Sociais

Desenvolvido por profissionais da Psicologia e Psicopedagogia do Teamarr, o Grupo de Habilidades Sociais e Emocionais iniciou no mês de junho de 2024 com uma programação que busca promover a comunicação, interação social e independência entre esse público.

Entre as atividades realizadas, estão uma sessão de cinema adaptada; contação de histórias alusivas e interativas; e plantação de horta na sede do Teamarr. O ciclo de passeios vai seguir com outras crianças e adolescentes ao longo do ano.