No dia 16 de maio, o auditório da sede do Sebrae Roraima foi palco de uma palestra sobre empoderamento feminino. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Exército da Salvação, a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Roraima e o Sebrae Roraima, teve como objetivo incentivar mulheres a se enxergarem como empreendedoras e donas de seus próprios negócios.
A palestra foi voltada para mulheres que empreendem por necessidade, de maneira informal, ou que desejam iniciar um negócio como renda extra ou forma de empoderamento econômico.
Juliana Costa, representante do Exército da Salvação, destacou a importância do projeto:
Nosso objetivo é proporcionar às mulheres, que muitas vezes enfrentam barreiras como a maternidade, serem trans, ou terem sofrido abusos, a chance de descobrir novas oportunidades através do empreendedorismo.
Maria Francisca, da Associação das Trabalhadoras Domésticas, ressaltou o impacto positivo do Sebrae na vida das participantes: “Muitas das nossas mulheres estão em idade de aposentadoria e possuem habilidades como fazer sabão ou manicures. Através do Sebrae, elas podem transformar essas habilidades em negócios lucrativos, utilizando recursos disponíveis em suas próprias casas.”
Fabíola Wickert, palestrante do evento, ressaltou a necessidade de adaptar as ferramentas de gestão à realidade dessas mulheres: “Nosso foco foi trazer conhecimento prático com um olhar feminino, adaptado às realidades variadas das participantes, fortalecendo o laço entre elas e encorajando a transformação de suas vidas por meio do empreendedorismo.”
Elissandra Silva, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, reforçou o compromisso da instituição em apoiar o público feminino:
O Sebrae busca oferecer ferramentas e caminhos para que as mulheres se sintam estruturadas e assistidas. Nossa parceria com o Exército da Salvação e a Associação das Trabalhadoras Domésticas é parte de um esforço maior para apoiar mulheres em condições de vulnerabilidade a empreenderem de forma mais estruturada e sonharem com um futuro melhor.
Ela também destaca que existem outros projetos do Sebrae que estão ajudando mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Nós temos outros projetos que estamos atendendo mulheres migrantes, mulheres do Cadastro Único, por meio de consultoria especializada, por meio de eventos, de metodologias que buscam trabalhar para além da motivação, temas daqueles que podem ajudá-las a se melhor colocar no mercado, como buscar precificação, a venda na internet, mas, mais do que isso, é dar para ela o espaço de direito que é no sentido de estar apoiando, então, esse ano, o Sebrae lança o projeto Rede Governança Empreendedora, que é o Rede Roraima Empreendedora, que é o nosso projeto local, onde nós vamos buscar políticas de desenvolvimento e políticas públicas com as instituições estaduais, municipais e federais, principalmente para esse público que está numa condição mais de vulnerabilidade, mais de dependência. Vamos fortalecer esse cliente, essa pessoa que está lá na ponta, para que ele possa empreender de uma forma mais estruturada, com uma percepção de futuro e de sonho mesmo.”
Fonte: Notícias/Imagens Agência de da Agência Sebrae de Notícias – SEBRAE/RR – Lei a notícia completa aqui Clique Aqui!