Doações de Argentina, Chile, Colômbia, Portugal, Uruguai e Emirados Árabes Unidos já chegaram ao país, assim como doação de ONG norte-americana
Produtores de desinformação têm repercutido a narrativa falsa de que o Governo Federal estaria negando apoio de outros países no socorro ao Rio Grande do Sul. A verdade é que, desde que as inundações atingiram o estado, o Brasil tem recebido manifestações de solidariedade de mais de 60 países ao redor do mundo.
São mensagens de solidariedade e condolências, muitas seguidas de diferentes ofertas de apoio vindas de governos estrangeiros, da sociedade civil, do terceiro setor, de entidades privadas internacionais, de particulares e da comunidade brasileira no exterior para atender às atuais necessidades emergenciais da população gaúcha.
O trabalho contínuo de levar dezenas de toneladas de donativos ao RS tem sido realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Defesa, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e a Secretaria da Receita Federal, em parceria com as concessionárias de aeroportos e empresas aéreas.
Leia também:
• Lula critica onda de fake news sobre a tragédia no Rio Grande do Sul
• Fake news que atrapalham socorro ao RS devem ser tratadas como crime
• AGU aciona Justiça para intimar Pablo Marçal a publicar a verdade
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, tem trabalhado em coordenação com o Comando Operacional Conjunto da “Operação Taquari 2“, integrado por diversos órgãos federais e do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), para analisar cada uma dessas ofertas solidárias de governos de países amigos e como elas podem ser efetivamente utilizadas em campo.
A ABC já viabilizou o recebimento de apoio dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos e Uruguai. A primeira oferta de governo estrangeiro recebida foi de 1 helicóptero Bell 212, da Força Aérea Uruguaia, com equipamento de resgate aéreo e tripulação, que está integrado aos trabalhos no Rio Grande do Sul desde 5/5.
A Argentina doou 72 mil comprimidos para purificação de água, 2 estações móveis de purificação de água, além de ter dado apoio à elaboração de mapas analíticos mediante o processamento das imagens do satélite argentino SAOCOM sobre zonas afetadas, para auxiliar na tomada de decisão sobre as ações no terreno.
O Chile e Colômbia também ofereceram apoio à elaboração de mapas analíticos mediante o processamento de imagens de satélite de zonas afetadas para auxiliar na tomada de decisão sobre as ações no terreno. A Força Aérea Brasileira (FAB) já está recebendo esse material por meio das forças aéreas dos dois países.
Na manhã de sexta-feira (17), um avião da Latam trouxe um primeiro lote de 300 quilos de donativos de Portugal rumo ao Brasil. Os demais lotes de remessas continuarão a ser encaminhados, por via aérea e marítima. O voo chegou a Canoas transportando também três toneladas de doações de todo o Brasil.
No sábado (18), chegou a Guarulhos, São Paulo, o primeiro de três aviões com ajuda humanitária dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e da comunidade brasileira radicada naquele país. Na primeira remessa foram entregues 500 geradores, 10 mil pacotes com redes de proteção contra mosquitos, 10 toneladas de produtos para higiene, 10 mil cobertores e 5 mil lâmpadas solares. A decolagem do segundo avião com donativos dos Emirados Árabes Unidos está prevista para esta terça-feira (21/05), assim como a chegada, também a Guarulhos, da ajuda humanitária oferecida pela Bolívia, que inclui alimentos básicos, colchonetes, cobertores, telas mosquiteiras, entre outros itens.
Também foi recebida importante doação da ONG norte-americana “Samaritan’s Purse”. A partir do domingo (12/05), chegaram ao Rio Grande do Sul doações, enviadas em quatro voos cargueiros próprios da ONG. Dentre os itens, estão 10 estações de purificação de água, seus materiais e componentes, além de diversos outros bens emergenciais. Os equipamentos têm capacidade para fornecer água potável, no total, para até 100 mil pessoas. Também foram doados kits de higiene pessoal, cobertores, roupas térmicas adulto e infantil, computadores e acessórios eletrônicos. O valor estimado da doação é de cerca de US$ 150 mil.
Confira também
DIRETO DE PORTO ALEGRE – A reportagem de Luciana Colares, direto de Porto Alegre para o Canal Gov, faz um apanhado das ações dos últimos dias do Governo Federal no atendimento à população gaúcha enquanto a água começa a baixar.
O site criado para os cadastros do auxílio reconstrução. os pequenos empresários tentando recuperar seus negócios, a importação de arroz para assegurar estoques e preços acessíveis, a força-tarefa para emissão de novos documentos e muito mais. ASSISTA AQUI.
Tudo sobre as ações do Governo Federal no RS em uma única página. Acesse aqui
Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais