A Força Aérea Brasileira (FAB) transporta, a partir desta sexta-feira (17), da Base Aérea de São Paulo (BASP) até a Base Aérea de Canoas (BACO) quatro bombas de escoamento de água para ajudar nas enchentes que atingem o estado. Cada bomba pesa cerca de 10 toneladas e o transporte ocorre em quatro viagens em uma aeronave KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus. Os equipamentos têm a capacidade de transferir cerca de mil litros de água por segundo de um local a outro.
“Assim como vários esquadrões da Força Aérea Brasileira, nesse momento nós estamos trazendo equipamentos essenciais para a operação aqui na região de Canoas. Da mesma maneira, nossas aeronaves estão otimizando o transporte de doações com itens necessários pra apoiar a população”, destacou o Capitão Aviador Rodolfo Ávila Provenzano Novais, um dos integrantes da tripulação, ao chegar em Canoas com a primeira carga nesta manhã.
Arrecadação de Donativos
Também na Base Aérea de São Paulo, os militares da FAB estão trabalhando todos os dias no recebimento e no processamento dos donativos recebidos pela camoanha “Todos Unidos pelo Sul”. Mais de 1.900 toneladas já foram recebidos no local e cerca de 1.600 toneladas enviados para a Base Aérea de Canoas.
Todos Unidos pelo Sul
A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.
Acesse a página especial e acompanhe toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.
Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais