Em alusão ao Maio Laranja, a Sesau (Secretaria de Saúde) e instituições parceiras promovem nesta sexta-feira, dia 17, no Centro de Boa Vista, uma blitz de sensibilização sobre a importância do combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.
A atividade terá início às 9 horas, no semáforo da praça do Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa de Roraima. A programação faz parte as ações do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, grupo do qual a Sesau faz parte.
“Essa é uma ação de agenda partilhada do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, juntamente com outras instituições governamentais e não governamentais”, informou a analista da área técnica da Saúde dos Povos Indígenas da Sesau, Maria Cruz.
Segundo a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, o Estado notificou 884 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 19 anos, no período de 2022 a 2023.
Os dados também mostraram que 76% de crianças e adolescentes do período observado, são residentes de Boa Vista, seguidos pelos municípios de Uiramutã (7,9%), Bonfim (4,4%) e Rorainópolis (4,03%). Em relação ao sexo, 92% dos casos de violência sexual ocorreram contra meninas.
“A Sesau também sugeriu aos demais municípios que também realizassem ações conjuntas em seus territórios, informando a importância do alerta contra esse crime que tanto acomete as nossas crianças e adolescentes no Estado”, frisou Maria.
SOBRE O COMITÊ
O Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o responsável por toda a articulação e mobilização social da campanha “Maio Laranja” em Roraima.
Além da Sesau, o comitê conta com a participação do Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento), PRF (Polícia Rodoviária Federal), DPE-RR (Defensoria Pública do Estado de Roraima), ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), dentre outras instituições que atuam no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
SOBRE A CAMPANHA
A campanha “Maio Laranja” visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, tendo como “Dia D” o dia 18 de maio.
A data foi escolhida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em razão do brutal assassinato de Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos.
Em 18 de maio de 1973, Araceli foi raptada, dopada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo. O caso completou 50 anos no ano passado.
Atualmente, segundo a ONG Maio Laranja, estima-se que a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil, com cerca de 51% das vítimas tendo entre 1 a 5 anos de idade.
As autoridades relatam ainda que 500 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes são registrados anualmente, mas somente 7,5% deles chegam a ser denunciados.
“Também recomendamos que, em caso de denúncia, as vítimas acionem o Disk 100, que funciona 24 horas [por dia]”, reforçou Maria Cruz.