EDUCAÇÃO: Sanitaristas Mirins levam Educação Sanitária para Escola Estadual Maria das Neves Rezende

Foto: SECOM/RORAIMA

Compartilhe:

Da: SECOM/RORAIMA

Os estudantes da Escola Estadual Maria das Neves Rezende receberam, na manhã desta quinta-feira, 16, os Sanitaristas Mirins para aprenderem noções básicas de educação sanitária. Mais de 350 alunos participaram do evento, realizado no auditório da unidade escolar. Foram distribuídas cartilhas e exibido um vídeo sobre o tema.

Informações importantes foram repassadas aos docentes para que eles possam multiplicá-las, levando para suas famílias e amigos conhecimentos sobre os alimentos que chegam até à mesa, já que a segurança alimentar é um dos pilares da Educação Sanitária.

Eles também receberam noções básicas sobre doenças que afetam animais e vegetais, como a mosca da carambola, pragas de citros, doenças da banana, do cacau e do cupuaçu, febre aftosa, tuberculose, brucelose, raiva e sobre a sanidade avícola e suína.

As crianças e adolescentes, atentos e curiosos, prestaram atenção a cada informação repassada com o intuito de aprender sobre diversos assuntos da Educação Sanitária.

“A defesa sanitária e a inspeção animal e vegetal têm papel fundamental na promoção da saúde pública. O governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária, tem procurado levar a educação sanitária para a população a fim de sensibilizar todos sobre os cuidados que precisam ter com os alimentos, sobre a sanidade dos animais e das plantas”, ponderou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.

 

O PROJETO

O Projeto Sanitarista Mirim é fruto de uma parceria com a deputada Ângela Águida Portella, que destinou emenda no valor de 150 mil com o objetivo de custear as despesas da execução do projeto que terá duração de seis meses.

Ele tem a finalidade de levar informações relevantes para alunos das escolas do município de Boa Vista, a fim de que se tornem agentes multiplicadores de educação sanitária por meio de processos de sensibilização, comprometimento e consciência coletiva, desenvolvendo um exercício pleno da cidadania, visando a melhoria na qualidade de vida da população em geral.

O projeto contemplará as seguintes atividades: capacitação de crianças/adolescentes entre 10 e 14 anos quanto à saúde humana, animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar, proporcionando por meio de ações de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária, pleno exercício da cidadania com melhoria na qualidade de vida da população.

Além disso, o Projeto divulgará informações sobre medidas de controle e prevenção de doenças animais, zoonoses e doenças vegetais para a sociedade em geral em instituições públicas, escolas, shoppings, praças, etc.