O CPC (Comando de Policiamento da Capital) da PMRR (Polícia Militar de Roraima) está sob nova direção, e pela primeira vez a unidade será administrada por uma mulher. A cerimônia de nomeação da tenente-coronel Cyntya Loureto ocorreu na manhã desta quinta-feira, 16, na sede do comando, no centro de Boa Vista.
Ela substitui o tenente-coronel Marcelo Barbosa, que ocupava o cargo desde fevereiro de 2023.
A instituição conta com um efetivo de 866 policiais militares, com a missão de manter a segurança e a tranquilidade da população roraimense. Neste sentido, destaca-se o programa Polícia na Rua, que visa um policiamento mais próximo às comunidades.
A nova comandante afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho já realizado, e comemorou o fato de as mulheres estarem se destacando dentro da corporação devido ao trabalho duro e de excelência.
“Entrei como soldado da Polícia Militar em 2007. Mas sempre temos a expectativa de galgar funções de maior responsabilidade, mais complexas, e trabalhamos muito para isso. É uma oportunidade que não deixa de ser um desafio. Sou a primeira mulher a assumir essa missão e vou dar continuidade à política de proximidade que a PM já trabalha, enfatizar as ocorrências que têm mais necessidade de atendimento e manter o atendimento de excelência”, declarou a nova comandante da capital.
Na ocasião, esteve presente o vice-governador Edilson Damião, que destacou o trabalho do Governo de Roraima na valorização das pessoas. Além de celebrar o marco da primeira mulher a assumir no ano em que o comando celebra 20 anos de serviço prestado à população.
“O trabalho de valorização dos servidores do Governo do Estado vai além do pagamento em dia, da valorização financeira, das honrarias e capacitações. A valorização também é feita com a abertura de oportunidades para que todos, inclusive as mulheres, assumam cargos de liderança e gerência. Postos alcançados com muita dedicação e esforço, como é o caso da tenente-coronel Cyntya”, celebrou Edilson durante a cerimônia de transmissão.
As mudanças na Polícia Militar de Roraima ocorrem por rotina e questões estratégicas na rede de comando, esclareceu o comandante-geral da PMRR, coronel Miramilton Goiano. Os comandantes passam por uma análise de perfil, e a tenente-coronel Cyntya teve um trabalho destacado.
“Agradeço a passagem do tenente-coronel Rocha enquanto esteve no comando e desejo boa sorte à nova comandante, que é uma pessoa leal, amiga, capaz e excelente técnica. O protagonismo da mulher na Polícia Militar começou há 25 anos quando lançaram o primeiro concurso, e a consequência é hoje elas assumirem esses postos de comando, assim como ocorreu com a nossa subcomandante-geral, Valdeane Alves”, frisou Miralmilton.
CURRÍCULO
A nova comandante ingressou na corporação no ano de 2007, na graduação de soldado, e posteriormente realizou o concurso público para o quadro de oficiais combatentes, ingressando no curso de formação de oficiais do ano de 2009.
Na trajetória na corporação no desempenho de suas atribuições já como oficial, desempenhou mais de 10 funções de destaque, sendo comandante do 3º pelotão da 2ª Companhia do 1º Batalhão da PMRR, subcomandante da extinta Cipcom (Companhia Independente de Policiamento Comunitário), de 2016 a 2018, subcorregedora-geral da PMRR, de 2021 a 2022, e até assumir o CPC, exercia a função de diretora de ensino e pesquisa da PMRR.
CPC
O Comando de Policiamento da Capital é composto por dois batalhões e os grupos especiais: a Companhia Independente de Policiamento de Guarda, o 1° Esquadrão Independente de Polícia Montada (Cavalaria), o Giro (Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva), a Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental) e o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), além da Ciptur (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário).
A unidade é responsável pela preservação da ordem pública na capital, com o trabalho ostensivo e preventivo nas ruas de Boa Vista.