PUBLICIDADE

Reformulado, projeto “RR Alimentos e Bebidas” repassa orientações para consultorias e acompanhamentos pelo Sebrae/RR | ASN Roraima

Compartilhe:

Encontro ocorreu na Sala das Serras, no bairro São Francisco e contou com a participação de cerca de 30 empresários.

Mais do que consultorias, o projeto RR Alimentos e Bebidas, desenvolvido pela Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae Roraima, foi reformulado para atender os empresários dos segmentos destes setores específicos. Cerca de 30 participantes acompanharam as propostas na primeira reunião de alinhamento ocorrida noite do dia 28 de fevereiro, na Sala das Serras, edifício Airton Dias, no bairro São Francisco.

A condução da reunião ocorreu pela intermediação dos analistas técnicos do Sebrae João Santos e Solange Minuto. O projeto consiste em promover, além das consultorias, oficinas presenciais, Missão Técnica Empresarial em alguma feira específica no Brasil (com aporte do Sebrae em 50% de desconto no pacote), rodadas de negócios, acompanhamento ALI e Sebraetec.

Os diretores Doan Rabelo e Almir Sá estiveram no encontro e deixaram palavras de incentivo para que os empresários ampliem a visão para exportação. “O mercado exige muito mais da gente, as coisas estão evoluindo muito rápido e vocês, para acompanhar isso, precisam estar com quem possa orientar”, disse Sá, diretor Administrativo e Financeiro.

O Sebrae é uma instituição que está presente na vida de vocês, usem a estrutura do Sebrae, no treinamento, capacitação, foram apresentadas infinitas possibilidades para vocês exportarem, não importa o momento e a dificuldade, o mundo é feito de desafios, complementou Rabelo.

Entre as participantes, a nutricionista Driely Torreias acompanhava ponto a ponto das explicações para execução de projeto para aplicar na recém-criada empresa de alimentos saudáveis congelados, a Good Food. A proposta da Good Food – Alimentação Limpa, Saudável e Consciente é proporcionar a população marmitas congeladas cujo processamento pode durar até 90 dias conservados o sabor e a textura.

“Começamos [ela e as sócias], somos nutricionistas, neste ramo do empreendedorismo agora e procuramos o Sebrae pelo auxílio, dando consultoria, suporte e esse conhecimento que precisamos a mais”, esclareceu. Ainda conforme Driely, o projeto RR Alimentos e Bebidas “será uma porta de entrada para aprender mais” que já vislumbra a expansão para os mercados nacional e internacional.

Do ramo da panificação artesanal, a Alessandra Louçana está há pouco mais de um ano no mercado com a Güelita, onde a arte se mistura aos sabores e as lembranças das receitas da bisavó. “É uma grande oportunidade para quem está começando, para quem está no setor. Acredito que este suporte é imprescindível e ter esse apoio é um grande passo para estruturar o que a gente deseja dentro da nossa micro padaria”, falou.

“Cada criação é artesanal, novidade para quem está acostumado com grandes padarias. O nosso público é para quem algo diferente”, e destacou que as receitas, mesmo inspiradas na região Sul, são adaptáveis ao paladar regional. Ela foi a primeira do ramo a implantar o Clube de Assinatura de Pães onde o cliente paga uma taxa mensal e recebe, semanalmente, um pão artesanal em casa. Além disso, ela produz Cinnamon Roll, Brioche Naterre, Babkas, Focaccia, antepasto, cucas e pães rústicos.

Conforme o analista, João Santos, o projeto passou por reformulações e este ano haverá capacitações seguidas de consultorias. “Mas também vai trazer outras soluções na questão de alimentos e bebidas como, por exemplo, a possibilidade do empresário participar do peiex para exportações para estas empresas em convênio com o Sebrae e também vamos trazer o portfólio de soluções do Sebraetec para contração de consultorias mais especializadas”, explicou.

Outro ponto foi a possibilidade de participação em Feiras de Negócios com apoio parcial do Sebrae Roraima. “Ir a uma missão empresarial é enxergar o mundo lá fora, as inovações e mensurar isso na própria empresa”, finalizou Santos.

O cronograma do projeto consiste em três etapas: a primeira, o Planejamento Empresaria, com oficina prevista para o dia 12 de março e consultoria para o período de 13 a 30 de março; a segunda consiste em Planejamento Financeiro cuja oficina estará prevista para maio e consultoria entre maio e junho; o fechamento ocorre com foco em Marketing e Vendas, para oficina e consultoria para julho e agosto, as últimas com datas a definir.

Fonte: Notícias/Imagens Agência de da Agência Sebrae de Notícias – SEBRAE/RR – Lei a notícia completa aqui Clique Aqui!