PUBLICIDADE

Projetos são contemplados em editais da Lei Paulo Gustavo com apoio do Sebrae Roraima | ASN Roraima

Compartilhe:

Como resultado do Programa Cidade Empreendedora, em Roraima projetos foram contemplados em editais culturais em Boa Vista e no município do Cantá, por intermédio das Agências de Desenvolvimento ADES Lavrado em Ação e ADElider.

Entre eles o Edital de Premiação para Agentes Culturais com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida por Lei Paulo Gustavo, pela FETEC (Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura) de Boa Vista, contemplando o projeto “Cine Clube Lavrado em Ação”.

Iniciativa de líderes da ADES Lavrado em Ação para incentivar a produção e a reflexão sobre as produções cinematográficas em Roraima, o Cine Clube Lavrado em Ação tem o intuito de construir espaços para exibição periódica de filmes locais em espaços abertos e promover a troca de ideias e experiências entre os produtores e a população.

Pela Secretaria Municipal de Cultura do Cantá, também de origem da ADES Lavrado em Ação, contemplou-se o projeto “Pimenta Jiquitaia Amazônica: Nossa alma em forma de comida”. Tem como proposta a disseminação de conhecimentos e saberes sobre o uso da pimenta jiquitaia, tempero presente na gastronomia indígena.

O intuito é promover oficinas e/ou palestras para fortalecer a economia criativa, o uso sustentável do produto, enaltecer a cultura indígena e, no futuro, produzir um livro virtual com receitas para uso da pimenta e o preparo da damorida, prato típico da culinária indígena de peixe e pimenta. A idealizadora é a agricultora familiar indígena Jacizia Costa, do município do Cantá, atuante no ramo e produção de pimentas artesanais. O projeto foi inscrito na Categoria Economia Criativa.

As Agências de Desenvolvimento

Em 2023, o Sebrae Roraima apoiou as Agências de Desenvolvimento para fortalecer e desenvolver as regiões Central e Sul de Roraima com a disponibilização de consultorias para acompanhar a elaboração de planejamentos estratégicos e a estruturação documental dessas Agências.

Foram elaborados os planos estratégicos, a atualização do estatuto, a elaboração do regimento interno, plano de comunicação e marketing para divulgação das ações dessas agências e ao final foram elaborados três projetos para essas agências [cada] para captação de recursos. explicou o analista da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Roraima, Rodrigo Rosa.

Rodrigo Rosa, analista da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/RR

As Agências têm pontos em comum: o fomento ao desenvolvimento regional e sustentável das regiões Central e Sul de Roraima e a construção de Agendas regionais para auxiliar pessoas físicas e/ou jurídicas a direcionarem suas ações e captarem recursos e, assim, ampliar as fontes para geração de emprego e renda, melhoria do ambiente de negócios e fortalecimento de lideranças.

“Eles fizeram uma análise dessas Agendas de desenvolvimento regional e buscaram elaborar esses projetos com a consultoria do Sebrae. As Agências foram criadas recentemente por lideranças locais, para que eles se tornem autossustentáveis e implementem projetos voltados para o desenvolvimento da região em que estão inseridas”, explanou Rosa ao destacar a importância destas Agências como protagonistas da liderança da comunidade.

Conheça mais sobre as ADES Lavrado em Ação e ADELider

A Agência ADELider é uma Associação sem fins lucrativos oriunda do Programa LIDER implementado pelo Sebrae recentemente. Abrange os municípios ao Sul de Roraima: Iracema, Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz. Ao longo de 2023, a Agência atualizou a Agenda de desenvolvimento da região dividida em seis iniciativas estratégicas:

1.    Estimular e disseminar o associativismo e o cooperativismo;

2.    Promover a qualificação, assistência técnica e extensão rural;

3.    Apoiar o processo de comercialização fomentando mecanismos de acesso dos pequenos produtores rurais aos mercados locais, regional e nacional, e ao mercado de compras públicas;

4.    Apoiar o empreendedorismo e a inovação no meio rural estimulando a implantação de novas tecnologias no campo;

5.    Aprimorar a infraestrutura de produção, beneficiamento e logística; e

6.    Apoiar as indústrias da cultura e do turismo no território mediante fortalecimento da infraestrutura, formação e qualificação dos prestadores, planejamento de ações coletivas.

[Estratégias] que nós entendemos serem pertinentes para atingir o macro objetivo que é exatamente a estruturação dos pequenos negócios rurais, inclusive envolvendo a questão do turismo e dos povos originários do estado de Roraima.explica o presidente Clayton Lopes.

Clayton Lopes, presidente ADELider.

Dentro da ADELider há o projeto “Cacau Banco Comunitário: Sistema Solidário de Desenvolvimento Regional”, classificado no Projeto Centelha 2 da FAPERR (Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Roraima) em que se trata da criação de uma moeda solidária local para fortalecimento da economia na agroindústria cooperativista. Além do projeto “Cogumelos Amazônicos – COGUAMAZON”, sobre a produção e comercialização de cogumelos amazônicos implementado pelo IFRR (Instituto Federal de Roraima) Novo Paraíso com apoio da ADELider e recursos disponibilizados por edital do Instituto de Conservação Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – IDESAM.

A ADELider funciona na avenida Drª Yandara, s/n, bairro Gentil Carneiro Filho, prédio da CopeRR, sala 03, em Rorainópolis.

Direcionada a Região Central (Boa Vista, Mucajaí, Alto Alegre, Bonfim e Cantá), a ADES Lavrado em Ação trabalha nos eixos Agricultura Familiar; Economia Circular e Educação Ambiental; Cultura e Turismo; e Sociobiodiversidade e Negócios Sustentáveis.

Estamos focando em buscar editais que possam fomentar essas áreas mencionadas e possamos participar para que esses financiamos possam existir. Considerando que ano passado a FETEC representou a Lei Paulo Gustavo para incentivar a cultura pós-covid. Participamos de três projetos com consultorias pelo Sebrae para participarmos com esses editais. conta o presidente Luis Felipe Gonçalves.

Luis Felipe Gonçalves, presidente da ADES Lavrado em Ação.

De acordo com Gonçalves, a proposta de levar o Cine Clube Lavrado em Ação para a população é valorizar as produções locais e despertar a criatividade em quem tem no papel a ideia de gravar um curta, médio ou longa metragem no Estado.

A ADES entende que é um eixo temático importante fomentar a arte, a cultura, por ter gente desse eixo dentro da nossa agência, ficamos entusiasmados a participar desse primeiro edital e sendo contemplado. comemora.

Em relação às pimentas regionais artesanais, Luis Felipe ressalta a ideia da senhora Jacizia em compartilhar conhecimentos e experiências com outras pessoas. “Vai multiplicar conhecimentos e servindo como ferramenta econômica e social no qual estará inserido na gastronomia, produção de diversos produtos com gastronomia do nosso lavrado”, complementa o presidente da ADES Lavrado em Ação.

A Agência funciona na rua Coronel Mota, número 466-B, no Centro de Boa Vista. Outras informações e-mail [email protected] e pelo Instagram @lavradoemacao.

Fonte: Notícias/Imagens Agência de da Agência Sebrae de Notícias – SEBRAE/RR – Lei a notícia completa aqui Clique Aqui!