PUBLICIDADE

O Balanço dos primeiros 365 dias de gestão da Presidente do TRE de Roraima

Do planejamento estratégico às ações concretas. Uma análise dos passos dados pela presidente a um processo eleitoral mais transparente e participativo.
Foto: ASCOM/TRE-RR

Compartilhe:

Da: ASCOM/TRE-RR
DESEMBARGADORA ELAINE BIANCHI

No último ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) empreendeu uma série de iniciativas voltadas para assegurar condições ideais para as Eleições de 2024, destacando-se pela ênfase na integração entre a sede do Tribunal e as zonas eleitorais do estado. A desembargadora Elaine Cristina Bianchi, à frente da gestão, priorizou uma maior aproximação com as zonas, promovendo visitas in loco para identificar dificuldades e implementar melhorias. Essas ações foram acompanhadas de iniciativas de integração, como eventos de saúde e celebrações como o Dia do Servidor e o Dia das Mães, fortalecendo os laços entre o TRE-RR e os cartórios eleitorais.

Uma das marcas do primeiro ano de gestão foi o esforço para fortalecer os recursos humanos do órgão, com a absorção de mais de 50 servidores do ex-território como força de trabalho. Além disso, foi contratado um novo plano de saúde, visando proporcionar maior conforto e bem-estar aos servidores. A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) desenvolveu novos projetos, incluindo a implementação tecnologia SDWAN, que é uma tecnologia que torna as redes de computadores mais rápidas, eficientes e fáceis de gerenciar, em cartórios eleitorais. A Corregedoria, por sua vez, revitalizou o PAJE (Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral) em parceria com a Justiça Itinerante, levando os serviços eleitorais às regiões remotas do estado, com foco especial nas populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

REUNIÃO COM DESEMBARGADORA ELAINE BIANCHI

REUNIÃO COM DESEMBARGADORA ELAINE BIANCHI

Por meio da Escola da Justiça Eleitoral (EJE), a desembargadora Bianchi implementou a primeira pós-graduação do país em Especialização em Financiamento de Campanha e Prestação De Contas Anuais e Eleitorais, além de investir na capacitação dos servidores, oferecendo uma Turma Fora De Sede Do Mestrado Em Prestação Jurisdicional E Direitos Humanos da Esmat/UFT-TURMA NORTE.  Durante esse período houve as três fases do curso Formador de Formadores que desenvolveu ações de estímulo ao estudo, à discussão, à pesquisa e à produção científica em matéria eleitoral. Contamos ainda com a reativação do projeto Meu Primeiro Voto com o objetivo de conscientizar jovens acerca do exercício da cidadania e a favorecer a compreensão quanto à importância do voto.

Como reconhecimento pelo desempenho, o TRE-RR recebeu o Prêmio CNJ de Qualidade de 2023, categoria Diamante, com destaque nos critérios de Governança, Produtividade, Transparência e Dados e Tecnologia, conquistando 998 pontos, o equivalente a 96,43% dos critérios avaliativos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça.

Neste primeiro ano de gestão, o Tribunal conseguiu diminuir o tempo de arquivamento dos processos e aumentou a celeridade destes, tendo como consequência o aumentando da produtividade, o que resultou em elevar o  TRE de Roraima ao patamar de Tribunal Regional Eleitoral  mais célere do Brasil. Essas ações refletem o compromisso da gestão do TRE-RR em fortalecer o sistema eleitoral e garantir um processo eleitoral justo, transparente e acessível para todos os cidadãos de Roraima.