PUBLICIDADE

Técnicas de produção de mudas e manejo de pomar marcam o “Dia de Campo do Caju” em Normandia | ASN Roraima

Compartilhe:

Evento foi realizado em duas propriedades do município.

Atuando em prol do desenvolvimento agrícola no Estado, o Sebrae Roraima atende produtores rurais e da agricultura familiar com um Projeto de Fruticultura que leva conhecimento e consultoria técnica especializada para mais de 90 produtores. Buscando ampliar as atividades, a instituição esteve presente no “Dia de Campo do Caju” que ocorreu no município de Normandia.

Reunindo cerca de 100 participantes entre produtores rurais e indígenas, pesquisadores e técnicos da área, o evento foi dividido em duas etapas.

A primeira realizada no Polo Produtivo Afonso de Souza, na Chácara dos Fredericos, localizado na Vicinal 2, lote 49, mostrou aos participantes como o cultivo de caju da região é efetuado, além da apresentação da palestra “Manejo do cajueiro anão em campo”, incluindo a prática de poda de cajueiro e coleta de ponteiras para a produção de mudas enxertadas.

Emerson Melo, analista técnico e gestor de Fruticultura do Sebrae/RR, destaca que a ideia era acompanhar e entender quais ações já foram iniciadas para o projeto atender as demandas do município conforme suas necessidades.

“Por meio das nossas capacitações, acesso a novos mercados e inovação vamos trazer um maior desenvolvimento para a região no segmento da fruticultura, atendendo não só o caju, mas outras culturas. Então foi um dia bastante produtivo e de informações que serão aplicadas em campo a partir de 2024” disse.

Na segunda etapa, o encontro ocorreu no Rancho da Vizinha, localizado na BR 401, com a palestra “Conservação dos Recursos Genéticos do Cajueiro” que abordou sobre o manejo do cajueiro anão, encerrando a programação com a prática de enxertia, conduzida pelo assistente João José Silva Oliveira, da Embrapa Agroindústria Tropical.

Tivemos a presença de profissionais que explanarão e trouxeram uma nova visão de empreendedorismo com o caju, compartilhou o secretário de agricultura de Normandia, João Menezes da Silva Neto.

“Nosso objetivo principal era mostrar para os produtores que o nosso cerrado é uma oportunidade viável de desenvolvimento econômico. Além disso, é fundamental destacar a importância de ter o Sebrae como parceiro nessa iniciativa porque através do projeto de Fruticultura a produção e comercialização dessas frutas crescerão cada vez mais” frisou.

Representando o presidente do IATER (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marcelo Pereira, o técnico Eliander pontuou sobre algumas ações que a instituição têm realizado no município de Normandia para o crescimento agrícola da região.

“Existem vários potenciais no município como a pecuária, psicultura e a cajucultura, que é uma das alternativas mais fortes. Temos um engenheiro agrônomo que atua dentro da região, além do nosso corpo técnico que ajuda a criar essa e outras culturas como a da melancia, pois a missão do IATER é justamente desenvolver técnicas com tecnologia para que a agricultura familiar se desenvolva e fortaleça” finalizou

O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (IATER), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMPRAPA), Ministério de Agricultura e Pecuária e Governo Federal. Com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Prefeitura Municipal de Normandia e Agropecuária Garotte.

Fonte: Notícias/Imagens Agência de da Agência Sebrae de Notícias – SEBRAE/RR – Lei a notícia completa aqui Clique Aqui!