Produtos cultivados por agricultoras são adquiridos para merenda escolar em Roraima

Foto: SECOM/RORAIMA

Compartilhe:

Da: SECOM/RORAIMA

A Secretaria de Educação e Desporto de Roraima (Seed) está adquirindo alimentos produzidos por associações de mulheres rurais para a merenda escolar da rede pública estadual. Essa iniciativa está alinhada à Lei nº 14.660, de agosto de 2023, que incentiva a participação feminina no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Atualmente, a Seed realiza compras da Associação de Mulheres Produtoras de Roraima (AME), localizada no Projeto de Assentamento Caju, no município de Bonfim. Fundada em 2022, a AME tem como objetivo promover o empreendedorismo feminino na agricultura familiar. Os produtos fornecidos incluem hortaliças como couve e cheiro-verde; frutas como melancia, mamão e limão; e legumes como abóbora, batata-doce, macaxeira, maxixe e tomate.

Esses alimentos são distribuídos às escolas estaduais de Bonfim, com entregas semanais nas áreas urbanas e a cada 15 dias nas zonas rurais. O investimento nessa parceria é de aproximadamente R$ 570 mil. A presidente da AME, Catriona Bolle, destacou que, apesar dos desafios iniciais, o apoio da Seed e da prefeitura local foi fundamental para o sucesso na execução do contrato com o PNAE.

O diretor do Departamento de Apoio ao Educando da Seed, Lourenço Júnior, ressaltou que o governo estadual investe cerca de R$ 25 milhões anuais na aquisição de produtos da agricultura familiar. A valorização do trabalho das mulheres produtoras é uma determinação do governador Antonio Denarium, em parceria com o secretário Mikael.

Essa ação não apenas melhora a qualidade da alimentação escolar, mas também fortalece a economia local e promove a inclusão das mulheres no setor produtivo rural.