A 3ª edição do Dia de Campo em Hortifrúti, foi promovido pela Prefeitura de Boa Vista no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na região do Bom Intento. Voltado para agricultores familiares, o encontro busca incentivar o cultivo de frutas, legumes e verduras na região, reunindo cerca de 800 participantes ao longo de dois dias de programação.
Com palestras e atividades práticas, os agricultores tiveram a oportunidade de aprender sobre manejo, diversificação de culturas e novas técnicas de cultivo. O secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, destacou o impacto do evento na produção local. “Os agricultores saem daqui com uma carga de informação muito importante. Eles podem presenciar o cultivo de cerca de 15 culturas, como melão, melancia, cenoura e beterraba, e levar esse conhecimento para suas propriedades, incrementando sua renda”, afirmou.
Entre os participantes, Adriana Almeida, moradora da região Novo Passarão, contou como a experiência no evento transformou a produção de sua família. “Depois de participar do Dia de Campo do ano passado, introduzimos 100% o uso de produtos biológicos na nossa roça. Hoje, nossa produção é toda orgânica, e neste ano colhemos os primeiros melões sem químicos. Essa melhoria aprendemos aqui”, relatou.
Além das culturas tradicionais, a prefeitura identificou o potencial econômico do café em Roraima e trouxe especialistas para incentivar a produção na região. A produtora de café e palestrante Poliana Perrut de Lima, de Rondônia, destacou a importância de iniciar mesmo em pequena escala. “O café é uma cultura transformadora de vidas. Às vezes o produtor fica paralisado por não ter uma grande área ou muitos recursos, mas o importante é começar, mesmo que seja com um hectare”, explicou.
O Dia de Campo reforça a importância da educação e da troca de conhecimento no campo, conectando agricultores a novas tecnologias e técnicas que podem reduzir custos operacionais e impulsionar a produção local.